TRATAMENTO DERMATOLOGIA INTEGRATIVA

  Dermatologia integrativa é uma terminologia em ascensão fora do Brasil. Ela remeta à já conhecida medicina integrativa, que foca em prevenção, enxerga o ser humano de maneira holística e conecta as doenças da pele com desequilíbrios da mente, da alimentação e dos hormônios. Para solucioná-los, integra tratamentos alternativos que têm respaldo científico com tratamentos convencionais.

Quanto mais aprofundo meus estudos na dermatologia integrativa, mais compreendo que o modo como escolhemos viver e interagir com o mundo determina nossas doenças. Diante disso, a pele é vista como um órgão de comunicação: formando uma barreira física para que a comunicação do meio externo (poluição, bactérias) não prejudique nosso interior; e de comunicação interna por emitir sinais quando algo no funcionamento do organismo não vai bem. Um exemplo disso é a acne, que pode indicar um possível risco de síndrome metabólica, o que exige um alinhamento dos tratamentos tradicionais e alternativos com a dieta, os hormônios e a mente do paciente.

E esse paciente não é passivo. Ele tem um protagonismo em seu tratamento enquanto eu, como seu médico, sou seu guia, tentando identificar os desequilíbrios e distúrbios para conduzi-lo no processo de cura.

Trata-se de uma proposta completa e bastante atual, já que a longevidade é considerada o novo ouro e envelhecer bem para uma pessoa que é conectada, ativa, consciente e interessada ganhou um novo significado – e ele tem tudo a ver com a proposta da dermatologia integrativa.

Para saber mais sobre a dermatologia integrativa, fale com a gente. Vai ser um prazer te receber.

Dr. Renato Lima, CEO e Responsável Médico da Ferolla Médicos Associados