Perda do colágeno ocorre pela exposição excessiva ao sol, má alimentação, cigarro e bebida alcoólica

A nossa pele começa a perder colágeno e ganhar flacidez a partir dos 25 anos, dependendo do estilo de vida de cada pessoa, isso pode acontecer uns dois anos menos ou dois anos mais. Os principais fatores que influenciam a perda são exposição excessiva ao sol e sem proteção, má alimentação, cigarro e bebida alcoólica.

Poucas pessoas vão notar no espelho, que houve ou está havendo está perda. Isso vai acontecer por volta dos 30 anos. No entanto, ter conhecimento e consciência de como a nossa pele funciona, ajuda muito neste processo e principalmente quando ele já estiver bastante avançado.

Como controlar?

Ter conhecimento significa entender que nossa pele é um órgão tão importante e tão delicado como os demais. O primeiro passo, rumo a uma pele com envelhecimento controlado é adquirir o mais cedo possível hábitos saudáveis.

Sim, ingerir alimentos variados com o intuito de oferecer um grupo grande de nutrientes e minerais ao organismo, e no mínimo dois litros de água por dia, para uma hidratação correta do corpo e da pele são hábitos que vão influenciar na maneira como você envelhece.

O segundo passo é formado por dois elementos muito importantes: a proteção diária da pele, através do uso correto do protetor solar e os cuidados diários que cada pessoa deve realizar pela manhã e antes de dormir.

MANHÃ: SABONETE LÍQUIDO + TÔNICO + PROTETOR SOLAR = PELE LIMPA + PROTEGIDA

NOITE: SABONETE LÍQUIDO + TÔNICO + CREMES NUTRITIVOS = PELE LIMPA + CUIDADA

Passando os primeiros passos vem o que para mim tem a mesma  importância que os dois primeiros, a nossa pele não abre mão de cuidados. Todos são iguais de importantes. São os tratamentos para controlar a velocidade que a pele irá envelhecer.

Controlando a velocidade do envelhecimento, a maioria das pessoas vê os tratamentos dermatológicos como forma de reverter o envelhecimento, mas não é assim. Um acompanhamento desde o momento que surgem as primeiras linhas de expressão, que normalmente acontece na testa, e ao redor dos olhos é uma forma muito eficaz de ter um envelhecimento controlado.

Os pacientes que eu trato anualmente com uma combinação de Peeling, Laser e Toxína Botulínica tem um avanço do envelhecimento cutâneo, muito mais controlado do que as pessoas que chegam ao consultório com idade igual ou superior a 40 anos e que são orientadas a realizar procedimentos mais potentes.

O cuidado prematuro da pele faz o papel do competidor que vai em segundo lugar, sempre tentando ocupar o espaço do primeiro, que neste caso é o avanço do envelhecimento.

O Peeling vai remover as células mortas e dar espaço às novas, o laser vai estimular as fibras e o colágeno da pele e a Toxina Botulínica vai eliminar os primeiros sinais do envelhecimento.

renatoSe esta corrida não der espaço para o envelhecimento avançar, com certeza, o segundo colocado vai mostrar que pode estar em primeiro lugar na corrida do envelhecimento.

Fonte: Dr. Renato Lima – Ferolla Médicos Associados
CRM: 129410