Exposição ao sol deixa pele mais seca e, por isso, exige recuperação da hidratação 

O sol traz benefícios únicos para a nossa saúde como: fortalecimento dos ossos e articulações, aumento do bem-estar e diminuição do risco de depressão, previne alguns tipos de câncer e até melhora a qualidade do sono. No entanto, quando nos expomos aos raios solares de forma exagerada e em horário não recomendado, o efeito sobre o maior órgão do nosso corpo é devastador.

Ele deixa a nossa pele mais seca e áspera, os radicais livres começam a trabalhar produzindo rugas prematuras e piorando as já existentes e o pior de todos os efeitos do sol; o aparecimento de manchas difíceis de serem eliminadas. Os cabelos e unhas também são afetados, não só pelo sol, mas também pelas areias da praia e o cloro das piscinas.

O primeiro passo neste momento é recuperar a umidade e hidratação da pele e aumentar a produção do colágeno. A primeira dica é diminuir a temperatura da água na hora do banho. Se você gosta de banho quente, deixe a água morna. Se você já usa água morna, tente deixar um pouco mais fria. Uma boa opção para resgatar a hidratação da pele, unhas e cabelos é o uso dos óleos vegetais a base de: amêndoas, coco, semente uva, abacate, soja, rosa mosqueta, babosa entre outros.

Eles formam uma espécie de filme na pele, evitando a perda de água. E dependendo da origem resgatam a hidratação, evitam o envelhecimento e melhoram a sensação de relaxamento do corpo. O produto pode ser aplicado com a pele molhada ou já seca. Nos fios do cabelo, deve se restringir às pontas para não causar excesso de oleosidade no couro cabeludo. Nas unhas pode ser aplicado diretamente, várias vezes ao dia, sempre seguido de massagem, principalmente nas cutículas.

Para intensificar o processo de hidratação da pele, a ingestão de água deve ser de no mínimo 2 litros diariamente, pois precisamos estar hidratados dentro e fora do nosso corpo. A alimentação deve ter muitas frutas, principalmente as cítricas que produzem vitamina C, importante no combate dos radicais livres. Folhas verdes escuras como o agrião, espinafre e a couve. Ovos e carne, que ajudam na elasticidade da pele, e no aumento do colágeno. E nutrientes capazes de promover sua produção como: aveia, alho, soja, chá branco, vegetais ricos em vitamina A, e licopeno presente na beterraba, tomate e pimenta.

Para fechar a nossa operação resgate pele linda! Faça uma boa esfoliação caseira ou com produtos específicos uma vez por semana e aplique na sequência, máscaras ricas em agentes hidratantes, nutritivos, ricos em colágeno luciana e vitaminas. E não esqueça na rua, no escritório, na praia ou em casa o filtro solar é seu melhor  companheiro.

 Fonte: Dra. Carolina Ferolla – Ferolla Médicos
 CRM: 91139