Nós da Clínica Ferolla Médicos Associados gostaríamos de convidá-lo a conhecer algumas das práticas sustentáveis que fazem parte do nosso dia a dia.  E incentivá-lo a levá-las para sua casa, trabalho, bairro em que mora, grupo de amigos, comunidade em geral. Nós acreditamos que podemos viver em um bairro, uma cidade, um país e um planeta melhor se cada um fizer um pouquinho pelo nosso futuro e dos nossos familiares e amigos.


Uso de energia

 

Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em standy by.

Desligue ou desconecte a tomada de equipamentos, quando não estiver utilizando-os. O que você ganha: economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.

 

Mantenha as fiações elétricas em bom estado

O que você ganha: evita fuga de energia por meio de fios danificados; evita possíveis acidentes

 

Use a internet e o telefone para reduzir o consumo de CO²

A tecnologia como a internet e o telefone são aliados das empresas para a redução de custos e de emissão de CO² (carbono). A internet é ótima ferramenta de comunicação para capacitar ou reunir funcionários sem necessidade de gastos com deslocamentos (avião, hospedagem e diárias). Cursos de educação à distância, teleconferências, videoconferências ou reuniões remotas por telefone podem ser feitas via internet. Essa dica também é válida para relacionamento com fornecedores.

 

Prefira equipamentos com o Selo Procel

O selo Procel de Economia de Energia é a principal referência para consumidores e empresários, na hora da comprar equipamentos e eletrodomésticos. Ele aponta os níveis de eficiência energética, de acordo com cada categoria, garantindo economia na sua conta de energia. O objetivo do programa é incentivar a fabricação e comercialização de produtos mais eficazes, visando o desenvolvimento tecnológico nacional e a preservação do meio ambiente.

 

Desligue equipamentos e aparelhos da tomada

Computadores, televisão, aparelho de dvd e outros equipamentos constantemente em modo de espera (luz vermelha acesa) geram consumo de energia sem necessidade. Crie o hábito de desligar os aparelhos da tomada. Observe a economia que vai ocorrer em sua conta de luz.

 

Use de maneira eficiente o ar condicionado

Para que o ar condicionado funcione com maior eficiência, não deixe o equipamento em lugares quentes ou sob a incidência do sol. Faça limpeza dos filtros regularmente. Ao ligar o aparelho feche as portas e janelas e, antes de comprá-los, verifique se o tamanho do local, onde será instalado, para ter certeza de que está de acordo.

 

Mantenha as lâmpadas ligadas apenas quando necessário

Um modo de redução do consumo de energia em iluminação, mais barato e fácil é desligar as lâmpadas sempre ao sair de um ambiente ou quando não for necessário o uso delas. Sempre que possível aproveite a iluminação natural, abrindo as persianas, janelas, etc Com essas atitudes estima-se a economia de 10 a 15% do consumo original.

 

Economize energia desligando o monitor do computador

A proteção de tela é responsável por até 80% do consumo de energia do computador. Uma opção muito eficaz é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim ele vai desligar automaticamente, sempre que você se ausentar.

 

Se necessário, troque os monitores

O maior responsável pelo alto consumo de energia do computador é o monitor. Os monitores LCD gastam menos energia, além de ocuparem menor espaço na mesa. Outro aspecto interessante é que a cada dia esses monitores estão ficando mais baratos.
 


Uso de água

 

Elimine vazamentos

O que você ganha: evita o desperdício de água; reduz o valor da conta de água no fim do mês.

 

Diminua o uso de bebedouros

Passe a utilizar garrafas térmicas. Adquira garrafas de 2 a 5 litros, encha de água bem gelada e coloque cubos de gelo, logo pela manhã. Assim terá água gelada, até o final do expediente. Essa atitude reduz gastos de energia com bebedouros e até geladeiras ou frigobar.

 

Instale torneiras de baixo consumo de água

Torneiras de baixo consumo de água ou com fechamento automático já se tornaram comuns no mercado. Elas são encontradas em todas as lojas de materiais de construção e hidráulicos. A conta de água de sua empresa vai baixar.

 

Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acoplados com caixa

As antigas descargas de sanitários com válvulas gastam entre 10 a 30 litros de água, quando acionadas. Já as descargas acopladas a caixas consomem apenas 6 litros de água a cada vez que são acionadas.

 

Reduza o consumo de água em sua empresa

Torneiras automáticas vão fazer grande diferença na conta de água de sua empresa, pois economizam até 40% desse recurso natural precioso. Uma torneira pingando na empresa pode desperdiçar cerca de 46 litros/dia, o que equivale a 1, 4 mil litros/mês e 16,5 mil litros/ano. Geralmente o alto consumo de água está relacionado com vazamentos em conexões, reservatórios, tubulações e outros equipamentos. Vale a pena verificá-los e consertá-los.

 

Uso de resíduos

 

Diminua a quantidade de correspondências

É possível e recomendável evitar o recebimento de correspondências inúteis, que chegam em sua empresa e vão direto para a lixeira, sem sequer serem abertas. Elas servem apenas para aumentar o volume de resíduos a serem descartados. Entre em contato com os emissores dessas correspondências e cancele o envio delas.
Evite o mau cheiro do lixo

Jamais misture restos de alimentos ou resíduos orgânicos com aqueles que são recicláveis (plásticos, papel, vidros, metais). Ao entrar em decomposição, os alimentos liberam gases e líquidos, causando mau cheiro. Consumidores conscientes observam como as empresas tratam seus resíduos

 

Reaproveite os papéis das embalagens enviadas pelo correio

Utilize menos isopor ou plásticos ao enviar seus produtos via correio. Use papéis rasgados no preenchimento dos cantos vazios das caixas, que vão acondicionar produtos, visando evitar seu deslocamento durante o transporte. Ao contrário do isopor e do plástico, o papel é menos agressivo ao meio ambiente e leva menos tempo para se decompor.
Consumo consciente.

 

Evite substituir aparelhos eletrônicos desnecessariamente

O que você ganha: economiza dinheiro; contribui para diminuir o impacto ambiental gerado pelos resíduos eletrônicos