No corpo feminino, a área que antecede o tórax é chamada de colo. Erroneamente, muitas mulheres acreditam que essa região não fica tão exposta ao sol quanto o rosto, mãos e braços, já que muitas vezes está coberto.

Mas é importante ter atenção com o colo, pois com o passar dos anos ele começa a ter uma aparência flácida, apresentar rugas e uma pigmentação bastante irregular. A pele é o maior órgão do corpo humano e toda a sua extensão deve ser cuidada com carinho e atenção.

A pele do rosto é diferente da pele do colo?

Sim, pois a baixa quantidade de glândulas sebáceas e a menor capacidade de cicatrização, em relação ao rosto, faz com que o colo tenha uma pele bem mais sensível e muito menos hidratada. E com o passar dos anos, por conta desse aspecto natural dessa área, os sinais do envelhecimento aparecem com mais evidência.

Tratamentos

Para o colo existem os procedimentos que podem ser realizados com dermocosméticos, lasers e microagulhamento Essas três alternativas podem ser adotadas em conjunto, para potencializar o tratamento recomendado pelo dermatologista.

Dermocosméticos

A prevenção é sempre o melhor aliado, portanto cuidar do colo desde cedo evita que essa região tenha um envelhecimento precoce. O uso diário do protetor solar é recomendável, mesmo que essa área do corpo não esteja totalmente exposta ao sol.

A hidratação também é uma alternativa para combater o envelhecimento precoce, auxilia na renovação celular e melhora a textura da região. O produto escolhido nesse caso deve ter uma fácil espalhabilidade e sua textura mais leve. Produtos que possuam Vitamina C são os mais recomendados, pois esse ativo  combate os radicais livres.

Os ácidos retinóico e glicólico também podem ser usados, pois ambos têm o objetivo de estimular o colágeno. É importante que o médico dermatologista determine qual será a concentração desses ácidos, para que não causem irritação nessa área, que é uma das mais sensíveis do corpo. Ácido hialurônico também pode ser aplicado no colo, pois tem forte função hidratante.

Lasers

 

Quanto aos lasers, os mais recomendados para tratamentos do colo são:

Laser Fracionado: independente de ser utilizado o CO2 Fracionado ou o Érbium Fracionado, os dois agem realizando uma profunda remodelação da pele, estimulando a formação do colágeno e ainda o clareamento da pele. Entre os resultados obtidos pelo uso desses lasers está a melhora da flacidez e textura do colo;

Luz Pulsada (ou LIP): se comparado com o Laser Fracionado, o LIP realiza um estímulo em menor grau da produção do colágeno. Mas caso o colo apresente manchas ou vermelhidão, esse é o tratamento que oferece melhores resultados.

Radiofrequênciapromove no colo uma intensa formação de colágeno. Isso acontece graças ao aumento da temperatura subcutânea, entre 39ºC e 42ºC, na região em que a radio estiver sendo aplicada. Por existirem vários tipos de radiofrequência, o dermatologista é quem determina qual será a mais adequada para o paciente, levando em consideração as características da pele que será tratada;

Microagulhamento

Esse procedimento é realizado por meio de um aparelho seguro, que realiza micro perfurações na pele, de maneira controlada, estimulando a produção de colágeno, elastina e promovendo a renovação celular. Esse conjunto de ações proporciona o rejuvenescimento do colo.

A associação do microagulhamento com o “drug delivery” – método que realiza a aplicação clínica de ativos de maneira mais incisiva e direcionada – permite que as substâncias adequadas possam chegar em uma camada mais profunda da pele, o que aumenta os resultados positivos do tratamento.

As micro lesões que as agulhas causam na pele também ajudam a diminuir a propriedade natural de barreira da pele, aumentando a abertura dos poros e permitindo que as substâncias aplicadas trabalhem para um rejuvenescimento dermatológico.

Mesmo sendo realizado com agulhas, o microagulhamento é indolor e minimamente invasivo, permitindo que o paciente tenha uma rápida recuperação após o tratamento.

O resultado do microagulhamento é uma pele mais firme, com menos rugas e com uma textura suave.

Cuide da área do colo, para que a pele sempre esteja forte e bem nutrido. O tratamento ideal para cada caso sempre deve ser recomendado por um médico dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois somente ele estará capacitado a tirar todas as dúvidas do paciente, tanto no pré quanto no pós tratamento.

Dra. Carolina Ferolla
Dermatologista CRM-SP 91139
RQE Dermatologista: 25722