Com tratamentos cada vez menos invasivos e resultados imediatos ou a curto prazo, focados em um rejuvenescimento mais natural da pele, a dermatologia estética tem evoluído bastante e possibilitado diversas opções de tratamentos para todos os tipos de pele: peelings, lasers, luz intensa pulsada, microagulhamento, preenchedor, fios de sustentação, entre outras.

MD Codes – lifting sem intervenção cirúrgica

O preenchimento facial com ácido hialurônico, técnica utilizada há bastante tempo na dermatologia para recuperar os danos causados pelo envelhecimento, é um exemplo dos últimos avanços. A técnica de MD Codes (códigos médicos), uma evolução do preenchimento facial e uma possível alternativa da cirurgia plástica da face, permite mapear com exatidão locais do rosto do paciente que precisam de preenchimento para repor as gorduras perdidas em pontos de sustentação da face e, então, alcançar o efeito de “lifting”.

Esse tratamento tornou-se possível com os avanços na área dermatológica, que passou a observar o paciente de forma tridimensional, identificando cada bolsa de gordura da face e como cada uma delas é absorvida ao longo da vida, deixando o rosto “caído” e com aspecto envelhecido.

Por ser feita no próprio consultório, com anestesia local ou tópica, a técnica de MD Codes tem riscos menores de eventos adversos do que as cirurgias, bem como um tempo menor de recuperação. Os resultados são imediatos e, em uma ou duas horas no máximo, o paciente já pode ir para casa e retomar suas atividades normalmente.

Cuidados e prevenção

Tratamentos estéticos realizados por dermatologistas são sempre baseados em técnicas seguras, que possuem comprovação científica e são liberadas por autoridades nacionais de saúde, por isso sempre procure orientação desse profissional antes de fazer qualquer procedimento.

Lembre-se que o quanto antes você iniciar um tratamento para rejuvenescer, menos agressiva precisará ser a técnica utilizada, pois será necessária uma quantidade menor de reagentes químicos.

Antes mesmo de pensar em formas de rejuvenescimento, é preciso tomar os cuidados necessários para envelhecer com saúde. O uso de protetor solar diariamente é a medida mais importante de prevenção contra o envelhecimento precoce da pele, pois a exposição à radiação solar é um dos principais fatores de risco. Cuide-se!

dr. renato

Dr. Renato Lima, Dermatologista (CRM-SP: 129410)